terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cinco solas



No dia 31 de outubro, os Estados Unidos, Reino Unido e vários países europeus comemoram o Halloween. O dia das Bruxas tem suas origens no antigo festival celta, e acreditava-se que, neste dia, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se dissolvia. Na sequência, os mortos poderiam causar problemas, como doenças, nos vivos. O Halloween hoje é uma indústria multimilionária para os varejistas. 

Mas para os cristãos, o dia 31 de outubro também celebra o Dia da Reforma. Em 1517, Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta de uma igreja em Winttenberg, Alemanha. Seus escritos desencadearam a Reforma Protestante na Europa. Eles e outros transformadores criaram cinco "solas" que eles definiram como essenciais à crença e prática cristãs: sola Scriptura (somente as escrituras), sola fida (somente por fé), sola gratia (somente pela graça), solus Christus (somente por Cristo) e soli Deo gloria (somente para glória de Deus).

Os reformadores reiteraram o que Paulo escreveu 15 séculos antes:
  • Sola Scriptura. "Pois toda escritura sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações" (2 Timóteo 3: 16-17).
  • Sola fida, sola gratia, solus Christus e soli Deo gloria. As sagradas escrituras "...podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus". Somos justificados (salvos perante Deus) pela graça (favor imerecido) através da fé, sem necessidades de boas obras
    (Efésios 2:8-9); pois Cristo é o único mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5). Tudo isso somente para a glória de Deus.
Reflitamos sobre essas solas da fé cristã e reflitamos sobre o que significam para nós.

Nenhum comentário: