terça-feira, 26 de novembro de 2013

Só para os íntimos...

   


É desejo do coração de Deus que tenhamos uma vida de intimidade ao Seu lado. Deus deseja se revelar a nós, e nosso papel como filhos achegados é descobri-Lo dia após dia. Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer a Deus (Oséias 6:3), ou seja, esse é um processo contínuo, uma trajetória que devemos seguir. Nessa trajetória, precisamos buscar nos tornar íntimos do Pai, pois a estes são reveladas coisas que a outros não foram dadas a conhecer. Mas este caminho de intimidade requer um preço. Vejamos um texto que está lá em Lucas 9: 57- 62:


57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Podemos tirar algumas reflexões deste texto:
  1. Quando Jesus reponde a pessoa que queria segui-Lo que o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça, estava querendo dizer que havia um preço a ser pago, um sacrifício por segui-Lo onde Ele fosse;
  2. É preciso deixar as coisas que morreram para trás. Com Cristo, a caminhada é sempre olhando para frente, esquecendo as coisas que para trás ficaram e prosseguir para o alvo (v.60);
  3. Não podemos olhar para trás e deixar com que as coisas do passado nos roubem da presença de Deus, não podemos nos distrair nos "despedindo" das coisas passadas.
Mais a frente do livro de Lucas vemos Jesus em outra conversa com os discípulos:

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os seus discípulos, disse-lhes particularmente: Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vós vedes. Pois eu vos afirmo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram.
(Lucas 10:22 - 24)

Ou seja, os íntimos são privilegiados porque vêem e ouvem além, porque o Pai se revela a eles. Que possamos buscar incansavelmente essa intimidade, que aprendamos a pagar o preço para estar com o Pai e sermos bem aventurados por ver o que a outros foi ocultado. Busquemos a intimidade!

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!! Rsrsrs... foi exatamente isso que ministrei no domingo depois do Adoração Profunda. Lembram??? Que o Senhor ache-nos como íntimos!!!!

Unknown disse...

Pois é Louro, lembro sim. Fiz o texto baseado nas anotações que fiz da tua ministração, rsrsrs, e umas coisas mais que Deus trouxe ao meu coração quando reli os textos.