segunda-feira, 22 de julho de 2013

Não vencemos o pecado sozinhos.



Um versículo bem conhecido confirma isto: Digo porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gálatas 5:16). A concupiscência (cobiça e desejos) da nossa carne é o que dá origem ao pecado (Tiago 1:12-15), por isso é que o apóstolo Paulo disse que na nossa carne não habita bem nenhum, pois nela reside a lei do pecado e da morte de forma que, mesmo se desejamos fazer o bem, fazemos o mal que não queremos, mas que a nossa carne cobiça (ver Romanos 7:7-25).

Porém há uma boa nova, Romanos 8 fala que somos livres desta lei do pecado e da morte através da Lei do Espírito da vida, ou seja, "- Não vencemos o pecado sozinhos, só vencemos o pecado estando em Cristo Jesus...", e Cristo habita em nós mediante o Seu Espírito que foi enviado por Ele mesmo para cumprir em nós a Sua nova vida. Em resumo, como diz em Gálatas 5:16, se andarmos no Espírito, então não iremos satisfazer aos desejos e cobiças da nossa carne e, mesmo que a lei do pecado tente nos obrigar a isso, a Lei do Espírito da vida, que agora habita em nós, nos livrará da lei do pecado e da morte, de forma que nossas cobiças não darão origem ao pecado e, assim, somos santificados pelo Espírito.

O que temos, então que fazer? Andar no Espírito, apenas isso. Todo nosso esforço, deve consistir em nos enchermos dia a dia, eu disse dia a dia, desse Espírito e Ele nos guiará a toda a verdade e nos santificará nesta verdade, afinal, a santificação e a vitória contra o pecado não é fruto da força do nosso braço, mas fruto do Espírito (nós conhecemos bem o fruto da nossa carne e o fruto do Espírito conforme diz em Gálatas 5), não é por força e violência, mas pelo Espírito, afinal Ele é o Espírito SANTO, o Espírito que traz o reino de Deus para nós (João 3:3-8).

Busquemos, pois, a cada dia a comunhão com o Espírito, pois a comunhão com o Espírito é comunhão com o próprio Cristo, pois Ele é o Espírito enviado por Cristo para nos consolar, nos ajudar e testemunhar e nos dá tudo a respeito de Cristo. Ele não fará nada de si mesmo, mas apenas o que foi mandado pelo Pai, assim como Cristo fez, Ele glorificará a Cristo em nós. Ele é do Pai, e o Pai O deu a Cristo, e Cristo nos deu (João 16:13-15)...isso é tremendo!
Enfim... "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós." (2 Coríntios 13:13)
Paz!

Obs.: (Texto escrito em 12 de dezembro de 2011, na resposta do 1° e-mail enviado na corrente "Em Busca da Santidade" - por: Rafael Valença).
Publicado pela primeira vez hoje.

Nenhum comentário: