terça-feira, 12 de março de 2013

A verdadeira riqueza




 É bem melhor ser um pobre íntegro, do que um rico desonesto. "Guardem-me a sinceridade e a retidão, portanto espero em ti". (Salmos 25:21)  
Muitas vezes falamos essa frase, mas será que realmente achamos que é melhor ser um pobre rico do que um rico pobre? Não. Muitas vezes agimos como se a riqueza de Deus fosse a mesma que  a riqueza que o mundo nos dá, isso nunca foi verdade. A riqueza de Deus vai além das riquezas materiais que recebemos diariamente; a sociedade consumista tem ido além do que é necessário para o uso normal de um ser humano, porque o (luxo de ontem tornou-se a necessidade de hoje) 
[...] Enfim, entramos nessa espiral consumista e acabamos comprando coisas que não precisamos.

 Quem dá ao pobre, empresta a Deus. A alma Generosa prospera.
"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me". (Mateus 19:21)

 E sobre a integridade, é um caráter muito difícil de encontrar hoje em dia, quando falamos de alguém íntegro, imaginamos alguém: completo; perfeito e inatacável, pois integridade significa retidão. Será que temos andado com retidão? 

É melhor ser rico em sabedoria, longanimidade, benignidade, fé, mansidão e amor do que ser rico nas coisas que o mundo nos oferece. Sabedoria é olhar para vida com os olhos de Deus. "Melhor é a sabedoria do que a força" (Eclesiastes 9:16a) 
Sabedoria é mais do que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. 

Somos sábios quando usamos com inteligência o nosso conhecimento que pode servir para coisas boas ou coisas ruins, porque hoje existem pessoas ricas financeiramente mas pobres mentalmente, pois o dinheiro não nos dá a inteligência para passar de ano, o dinheiro pode sim comprar o professor para que ele nos aprove no final de um ano letivo, porém; iremos passar sim, mais sem adquirir nenhum conhecimento. A riqueza não produz sabedoria, mais a sabedoria produz riqueza. Já quando temos a sabedoria conseguimos os nossos objetivos.

E um dia eu li um pequeno texto, em algum livro que já li, não me recordo bem o nome do livro mas o texto diz mais ou menos assim: "O dinheiro não pode comprar as coisas mais importantes da vida, o dinheiro pode comprar um caixão de cedro mais não a vida eterna.
O dinheiro é a raiz de todos os males. (1 Timóteo 6:10)

Nenhum comentário: