terça-feira, 22 de outubro de 2013

O poder da gratidão

Estudos recentes mostraram que a prática da gratidão leva a uma vida mais saudável, mais completa e mais altruísta. Pessoas focadas nas coisas pelas quais são gratas (ao invés de arrependimento e frustrações) vivem melhor que as outras. Têm menos chances de adoecer e são mais ativas, esperançosas e caridosas com outras pessoas.

Deus deseja que seus seguidores demonstrem um coração grato. Por exemplo, o Salmo 92 diz: "Ó Senhor Deus como é bom dar-te graças!...". No novo testamento Paulo encoraja seus irmãos em Cristo a serem "...agradecidos a Deus e todas as ocasiões..." ( 1 Ts 5:18).

Será que uma das razões por qual as escrituras enaltecem a importância da gratidão é o benefício mútuo entre nós e os outros? Tudo indica que sim! Pelo jeito, ser grato é o melhor para todos os envolvidos. No fim, a gratidão gera pessoas enriquecidas que desejam espalhar o amor e a alegria de Deus aos outros.
   
Não entenda mal. Incorporar a gratidão em nosso viver não significa sair por aí com um sorriso bobo no rosto, negando as dores e injustiças da vida. Não precisamos sacrificar a realidade para ser gratos. Basta apenas adotar uma atitude de gratidão que influencie cada momento do dia (Ef 5:20).
   
Com tudo que vale a pena na vida, praticar a gratidão dá trabalho. Para os que tendem a centrar-se nos aspectos negativos, mudar o tom pode dar maior trabalho. Mas todos são capazes de ser gratos. E quando vivemos isso, mostramos ao mundo que o nosso Deus é tremendo e digno de todo nosso louvor e gratidão (Sl 75:1). Ele é glorificado e as pessoas são abençoadas por nossa atitude de gratidão.

Texto escrito por: Jeff Olson (escritor de alguns temas no "Pão diário") e adaptado por Igor Weslley.

                                   

Um comentário:

Por Nana Efrem Rodovalho disse...

É muito aconchegante e familiar falar disso, pois quando olhamos as pessoas e o mundo com amor e gratidão tudo muda, começa uma bela transformação de valores e o desabrochar de sentimentos dentro dá gente.
Nasce o carinho por pessoas que não são íntimos e até recém conhecidos e o fantástico é que vem naturalmente. Desconfiança se transforma em confiança, em vez de julgamentos nós colocamos nas dores e deficiência dos outros, ficamos com o coração grato mais não com a definição de peso ou divida e sim verdadeiramente agradecido por poder fazer pelas pessoas de bom grado, por ter a oportunidade exercer verdadeiramente o amor que nos foi ensinado.

Um dia ouvi que temos que ser amor e gratidão na essência, naturalmente, mas só seremos assim quando conhecemos intimamente a Jesus, pois Ele é o único que tem o domínio, autoridade para fazer a tal mudança em mim e em você, basta uma decisão de querer e TUDO muda.

Abraços.
Nana Efrem Rodovalho