terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deus espera mais!

   

   O que Deus espera de nós como cristãos? O que Ele espera daqueles que disseram sim ao seu chamado?
Sabemos que aqueles que disseram sim ao chamado de Deus e escolheram ser seus discípulos devem negar-se a si mesmo dia após dia, tomar sua cruz e seguir a Cristo (Mateus 16.24). Devemos como filhos de Deus guardar e obedecer os mandamentos do Pai, mostrando que verdadeiramente o amamos (João 14.21). Devemos ainda amar a Deus acima de todas as coisas e nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22: 37- 40).Tudo isto diz respeito a fé que temos n'Ele. Mas será que é só isso ou Deus espera algo mais de nós?

Em Tiago 2. 26 lemos: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Portanto, o cristão verdadeiro precisa agir, ele precisa exercer sua fé e demonstrá-la através de obras. A bíblia é clara, podemos ter uma grande fé, capaz de mover os montes, se ela não estiver acompanhada de ações ela está morta.
   
Em outro texto, também em Tiago, vemos a seguinte afirmação: "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo."(Tiago 1.27). Perceba, a primeira parte deste versículo fala sobre visitar os órfãos e as viúvas, aqueles que não têm pai, aquelas que não têm marido, ou seja, a palavra nos fala que devemos cuidar, tratar, amar aqueles que não possuem protetor que os assistam em suas necessidades. Esse órfão, essa viúva, são aqueles que estão por aí, abandonados, esquecidos, precisando de assistência. Isso fala de obras. A segunda parte do versículo fala que devemos permanecer longe da contaminação do mundo. Esta atitude está relacionada com a nossa fé, pois manter-se isento das corrupções deste mundo é uma decisão de obediência a Deus, logo ao dar um passo como este exercemos nossa fé para com Deus, porque escolhemos por abrir mão de nossas vontades e prazeres mundanos por acreditar que isso não agrada a Ele.

Então, percebemos que o versículo que nos fala da verdadeira religião se resume em duas questões: fé e obras. Mas observe que antes de falar da fé Tiago falou das obras. Isso mostra mais uma vez do nosso dever como cristãos e discípulos de realizar obras em nome da fé que temos em Cristo; não basta  passar a vida inteira apenas buscando e recebendo de Deus, mas precisamos ser instrumentos nas mãos d'Ele para realizar obras assim como seu filho Jesus realizou aqui na Terra. Isso é o que Deus espera de nós.
   
Deus não nos chamou apenas para exercer um ministério, para ser um pregador da palavra, um levita ou um pastor; o chamado de Deus para nossas vidas vai além disso: Deus nos chama para continuarmos o ministério de Jesus, para dar continuidade as obras que Ele fazia. Que possamos dizer sim ao nosso verdadeiro chamado pois Deus espera por filhos e discípulos que estejam dispostos a ter fé n'Ele e demonstrá-la através de suas obras.
   
Fiquem com Deus.

Um comentário:

Adeildo Carlos Tavares da Silva disse...

Muito bom esse texto! amei mesmo, vou imprimi-lo para ministrar na minha célula!
bjos