quinta-feira, 11 de abril de 2013

Amor, fonte do perdão





Uma das maiores injustiças que cometemos é quando vacilamos contra quem nos ama e faz tudo por nós. Por isso somos tão injustos com Deus.

Deus nos deu Seu Filho, Sua vida, Seu sangue, Seu Espírito. Dia a dia experimentamos Seus cuidados para conosco. Portanto, errar contra Deus não é justo. Por isso, as murmurações do povo de Israel no deserto foram injustas. Por isso, na bíblia, nossos pecados são, também, denominados de atos de injustiça. Porém, isso não ocorre apenas com respeito a Deus, mas, também, com todos aqueles que nos amam e nos honram. Todavia, ressaltamos a injustiça que cometemos contra Deus pelo fato de o Seu amor ser o maior de todos, infinito e incondicional. Deus nunca erra, nunca errou e nunca errará. Pelo contrário, a cada dia Ele tem aumentado os Seus benefícios para conosco. Deus é perfeito! Por isso, é tão injusto pecar contra Deus.

Pensemos, entretanto, em Davi. Havia um homem no seu exército que o amava, Urias o Heteu. Esse homem lutava pelo nome de Davi e buscava sua honra, ao ponto de não querer dormir em casa com sua esposa em dias de guerra, pois pensava ser "injusto" estar em casa, desfrutando de conforto e prazer, enquanto seus companheiros estavam na peleja. O fato de Davi ter se deitado com sua esposa (Bate-Seba) e tê-lo matado, posteriormente, foi um grande ato de injustiça, agravado pelo fato de Urias ser um soldado completamente fiel ao Rei. Lembro-me da exortação do profeta Natã a Davi. Deus reclama, através de Natã, que Davi cometeu uma injustiça, fazendo a analogia de que Davi possui muitas ovelhas saudáveis, mas "roubou" a única ovelha amada de seu vizinho pobre para fazer um banquete para um colega. Davi foi injusto para com Deus e para com Urias.

Quem nunca se sentiu injustiçado com a ingratidão de alguém por quem demos a vida? Ou quando emprestamos para um necessitado que nos nega, posteriormente, emprestar quando estamos necessitamos? Quantas esposas, noivas e namoradas, não se sentem injustiçadas pelos atos brutos, ignorantes e sem consideração de seus parceiros?As vezes somos injustos com as pessoas. Quase sempre somo injustos com Deus. Legalmente falando, para fazer-se justiça, é preciso punir ao responsável pelo ato injusto.Assim era na Lei de Moisés.

Assim queremos fazer com quem é injusto conosco. Assim o acusador que fazer conosco e nos influenciar a fazermos com outros. A justiça tem que ser feita! A justiça tem que prevalecer!
Mas Deus (sempre Ele) nos surpreende. Como Deus faz a justiça prevalecer contra a injustiça? Através do PERDÃO...Se o injustiçado perdoar o injusto, a injustiça é anulada! Assim Ele faz conosco, diante dos nossos atos de injustiça. Por isso que se diz:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

 E...
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15). 
É por isso que Pedro falou:
"Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados." (1 Pedro 4:8).
O amor! Como sempre, o amor. O amor cobre os pecados, não encobre. O amor de Deus em nossos corações, nos faz amar aqueles que são injustos conosco. E esse amor cobre os pecados do injusto, porque o amor sobressai-se ao pecado, mesmo que eles estejam revelados. Porque onde abundou o pecado superabundou a graça (Romanos 5:20)

A graça existe por causa do amor. O perdão existe por causa do amor. Esse é o amor de Deus. Por isso, excede o entendimento. Como fazer justiça diante da injustiça? Perdoando!
É por isso que a bíblia nos diz que amando a Deus e uns aos outros cumprimos a Lei. Porquê a função da lei é garantir a justiça.

A todos contra quem errei, peço o perdão.
Que os nossos membros sejam membros de justiça. Que os nossos atos sejam justos. Mas, que pratiquemos a justiça, perdoando o transgressor para que ele, assim como nós, seja justificado.

No amor de Cristo,

---  Rafael Valença

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosas palavras, senti como se fossem feitas pra mim. Amém (Gabi)

Igor disse...

Se sentiu que foi para você, então conseguimos o nosso objetivo.