domingo, 3 de fevereiro de 2013

Refeição X Porção: O que você escolhe?


     Quero compartilhar algo que Deus ministrou profundamente em meu coração.

 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
(Gênesis 25:27-34)
Lembro que eu ouvia uma música que dizia "Não troco minha herança por uma refeição pois sou filho do Rei...", e eu não entendia, até que li este texto. Há algumas semanas eu ouvi um pastor na rádio ministrando este texto falando da porção dobrada que Esaú abriu mão ao vender sua primogenitura. Então, Deus falou mais profundamente a respeito disso ao meu coração:


1: Na época do antigo testamento, a primogenitura e sua herança era uma das coisas mais importantes; o primogênito tinha direito a porção dobrada. Esaú rejeitou, trocou, abriu mão de sua herança por conta de uma refeição, algo que ia satisfazê-lo naquele momento, suprindo sua "carência" por comida;

2: Hoje, por meio de Jesus, somos todos filhos de Deus. Cristo é o primogênito da criação, mas a bíblia afirma que nós somos co participantes de sua herança, ou seja, participamos juntamente com Ele daquilo que Deus tem preparado (aleluia!). Sabemos também que a nossa herança, nossa porção, é o Senhor, e todas as promessas que Ele nos deu em sua palavra;

3: Muitos filhos de Deus têm trocado sua herança por uma simples refeição oferecida pela inimigo, um momento de prazer. O diabo todos os dias coloca diante de nós manjares, propostas, e infelizmente vemos muitos filhos trocando o que é eterno, aquilo que Deus tem preparado, por algo passageiro, abrindo mão da sua porção;

 4: É principalmente nos momentos de carência (digo no sentido da necessidade por/de algo) que o inimigo nos tenta, nos faz propostas. Esaú estava cansado e provavelmente com muita fome quando pediu as lentilhas a Jacó. Da mesma maneira acontece conosco, o diabo se aproveita dessas situações.

Que possamos nos fortalecer sempre em Deus, tendo uma vida de santidade, aos pés de Deus, lançando sobre Ele nossas ansiedades e confiando na Sua vontade, para que nunca, nada, nenhuma situação, nenhuma carência desperte em nós desejo algum que possa nos fazer trocar a presença de Deus, Sua herança, por uma refeição do inimigo. O Senhor é nossa porção, que venhamos lembrar sempre disso.

A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei n'Ele. 
(Lamentações 3:24)

Abraço a todos, paz.

Nenhum comentário: